James Nachtwey é um grande fotógrafo americano que nas últimas décadas tem feito reportagens fotográficas sobre populações vítimas dos grandes conflitos, das guerra e das grandes privações do nosso tempo.
Com um instinto visual humano e artístico apurado pelo trabalho, ele tem-nos dado fotografias que testemunham de um tempo sem piedade, de ódios e crimes hediondos praticados por acção ou omissão sobre populações em massa em todo o mundo. Identificando-as, ele fotografa os corpos e os rostos de vítimas de situações terríveis do nosso mundo no nosso tempo, representantes cada uma delas de populações inteiras, dos Balcãs ao Rwanda, São Salvador, territórios palestinianos, Somália, Sudão, Afeganistão, Iraque, Estados Unidos e muito mais.
A sua primeira grande exposição retrospectiva, Memoria, está patente na Maison Européene de la Photographie, em Paris, até 29 de Julho, e para ela chamo aqui a vossa muito especial atenção. Dividida em 17 secções reúne perto de 200 fotografias. Para percebermos o que fazem as guerras, o preço que implicam em termos humanos a pobreza, a doença e a fome.
Ver aqui
https://www.mep-fr.org/
Estas coisas sabem-se pelo Arte. Evidentemente.
Sem comentários:
Enviar um comentário