sexta-feira, 3 de maio de 2019

Simples e feliz

    O documentário do brasileiro Walter Salles "Jia Zhang-ke, Um Homem de Fenyang"/"Jia Zhang-ke by Walter Salles" (2014) é um filme imprescindível por, com a participação indispensável do cineasta chinês, permitir a este contar a sua história e a história dos seus filmes.
   Com largo recurso a excertos de filme, cumpre com eficácia o seu projecto, permitindo-nos acompanhar o cineasta chinês durante a visita na actualidade aos locais da sua infância e dos seus filmes, dando a palavra também à sua mãe e à irmã mais velha, aos actores - Hongwei Wang, Zhao Tao, Jiang Wu - e técnicos que trabalham com ele. Tudo muito esclarecedor sobre ele e o seu método de trabalho no cinema.
                       Walter Salles vem a Lisboa apresentar documentário sobre realizador chinês Jia Zhang-ke
    Escrito por Walter Salles, realizador nomeadamente de "Central do Brasil" (1998) e "Diários de Che Guevara" (2004), e o francês Jean-Michel Frodon, especialista no cinema chinês e em Jia Zhang-ke, deixa este falar sobre o que para ele é importante no cinema - a autenticidade dos seus actores, os temperamentos que encontra quando começa a filmar, as dificuldades que, ao contrário das facilidades, resultantes da rotina, o estimulam - e na vida - ganhar perspectiva para ver melhor o seu próprio país, a história e o presente da China e dos chineses.
   Esclarecendo os problemas dos primeiros filmes do cineasta com a censura, permite-lhe ao contar a sua história e a do seu pai evocar também a história mais recente da China. De caminho identifica a globalização com a americanização e a solidão da internet.
   Um filme muito recomendável por nos permitir conhecer melhor um dos grandes cineastas da actualidade, autor de "Xiao Wu" (1997), "Plataforma"/"Zhantai" (2000), "O Mundo"/"Shijie" (2004), "Dong" e "Still Life - Natureza Morta"/"San xia hao ren" (2006), "24 City"/"Er shi si cheng  ji" (2008), "Histórias de Shanghai - Quem Me Dera Saber"/"Hai shang chuan qi" (2010) e "China - Um Toque de Pecado"/"Tian zhu ding" (2013) entre outros.
    Neste filme Jia Zhangt-ke, que tem trabalhado  entre o documentário e a ficção, mostra-se um homem simpático e desembaraçado, com ideias claras, palavra fácil e bom poder de comunicação (sobre ele ver "Integridade", de 3 de Março de 2019).

Sem comentários:

Enviar um comentário