terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O reverso

    "O Nascimento de uma Nação"/"The Birth of a Nation" é a resposta de Nate Parker (2016) ao filme do mesmo nome de David W. Griffith (1915) que, tendo sido fundador da linguagem e da arte do cinema, era racista. Temos por isso agora o ponto de vista dos escravos negros.
     Assim Nat Turner/Nate Parker, pregador, é levado, com apoio do seu  senhor, Samuel Turner/Armie Hammer, a sermonear para outros escravos em favor da obediência. Casa-se com Elizabeth/Penelope Ann Miller, e a partir daí a escalada de violência dos esclavagistas do Sul dos Estados Unidos levam-o a tomar consciência e perceber que a Bíblia permite uma leitura diferente.
   Não poupando nos excessos mais graves, com espancamento, violações, mortes violentas, enforcados, que justificam a revolta dos escravos negros, não tem o last minute rescue de Griffith e acaba numa alusão celeste na morte do protagonista. Compreensível embora, é manifestamente pouco em termos cinematográficos em comparação com o filme original, pelo que  sobre boas intenções estamos conversados. 
                       http://cdn2-www.comingsoon.net/assets/uploads/2016/05/birthofanation.jpg
      Baseado em factos reais da segunda metade do século XIX, tem argumento do realizador, também co-produtor, com base em história sua e de Jean McGianni Celestian, fotografia de Elliot Davis, música de Henry Jackman e montagem de Steven Rosenblum.
       Com boa realização e boas interpretações, este é um filme seguro e bem feito sem mais, que choca na sua violência e pretende edificar, enquanto o filme de há 100 anos era, no seu racismo, um grande monumento da história do cinema, que marcou decisivamente.
      Tanto quanto sei, o filme de Nate Parker teve boa recepção nos Estados Unidos e esta era uma resposta que se impunha de há muito. Os Cahiers du Cinéma dedicaram o seu número de Novembro passado a uma história dos cineastas negros americanos, com uma entrevista a Jordan Peele ("Get Out"), um dossier oportuno e interessante que aqui vos aconselho.

Sem comentários:

Enviar um comentário