terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Uma brincadeira

    "O Meu Belo Sol Interior"/"Un beaux soleil intérieur", o mais recente filme de Claire Denis (2017), é uma comédia passada entre artistas e galeristas em Paris, com algumas personagens exteriores ao meio.
     A protagonista, Isabelle/Juliette Binoche, vive em círculo com os seus homens que a fazem andar às voltas, de um para outro, até voltar à casa de partida para depois continuar, sempre em circuito fechado. Cada caso é efémero e como tal não pode continuar, desde o primeiro ao último, por razões diferentes. 
                      https://www.ecranlarge.com/uploads/image/000/999/un-beau-soleil-interieur-photo-999628.jpg
     Com actores muito bons e diálogos a preceito - tem argumento da realizadora e de  Christine Angot - este é filme original e insólito numa obra pautada pela exigência como a de Claire Denis é. Em jeito de comédia, como uma brincadeira, que qualquer grande cineasta se permite. Um pouco "la femme qui aimait les hommes", brincando com Truffaut.
     O final entre a Binoche e Gérard Dépardieu como vidente confirma-o, remetendo para uma leveza interior e uma disponibilidade em que ele a convida a procurar, no entre-dois, o seu belo sol interior. 
     É curto para aquilo a que a cineasta nos habituou mas está bem feito e é para ser tomado por aquilo que é: um retrato de mulher de hoje interpretada por uma grande actriz numa bela cidade, Paris, que está bem filmada. E é tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário