sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O demónio da pazmânia

 Com produção executiva de Martin Scorsese, o homem de "O Touro Enraivecido"/"Raging Bull" (1980) que é hoje considerado um dos melhores filmes da história do cinema, faz sentido "Bleed for This - A Força de um Campeão"/"Bleed for This", de Ben Younger (2016), também autor do argumento e da história em que este se baseia, co-Pippa Bianca e Angelo Pizzo. 
  O filme ocupa-se de Vinny Pazienza/Milles Teller, campeão mundial de boxe que depois de um grave acidente de viação tem de se submenter a uma intervanção cirúrgica melindrosa na cabeça.
  Contra todos os prognósticos e conselhos médicos, depois de retirados a sangue frio os quatro grossos parafusos colocados na sua cabeça, com a ajuda do seu treinador, Kevin Barney/Aaron Eckhart, ele recupera até poder, com maior peso, concorrer ao título mundial de uma categoria superior, replicando assim o que tinha feito antes. O pai e a mãe de Vinny, Angelo/Ciesáer Hinds e Louise/Katey Sagal, sofrem, ele tenta opor-se sem êxito e acaba por afastar-se.
                     
   Bem ambientado numa família italiana e católica, este filme ganha todo o seu interesse com a força de vontade e a persistência do protagonista, que se auto-denomina "o demónio da pasmânia", em fazer tudo para regressar ao combate de boxe ao mais alto nível a partir de uma situação que aparentemente de todo o inibe de o fazer. E esse percurso torna-se fundamental. 
   De realização clássica, sem rasgos mas correcto, este é mais um bom filme sobre a "nobre arte" a partir de factos reais. No final Vinny explica a uma repórter que foi simples, bastou contrariar o que lhe diziam para não fazer. E com o genérico de fim surge, como agora é hábito, a personagem real. 
  "Bleed for This - A Força de um Campeão" é um filme tipicamente americano e scorsesiano que vale a pena ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário