domingo, 15 de abril de 2018

A grande onda

      "Cinema Novo" de Eryk Rocha (2016) é um documentário de montagem de excertos de filmes e de declarações dos principais envolvidos naquele movimento fundamental do cinema moderno no Brasil, feito pelo filho de Glauber Rocha, documentarista desde 2002.
      Nos depoimentos destaca-se o reconhecimento de que antes tinha havido Humberto Mauro, da influência do cinema soviético, do neo-realismo italiano e do cinema americano e a imagem de família que inclui Jean Rouch, Edgar Morin e Marco Bellochio. Os excertos de filmes são bem escolhidos.
     Inspirado em Jorge Amado, Guimarães Rosa e Villa-Lobos, a partir da própria realidade brasileira, cruzando o político e o religioso, o público e o privado, ao traçar a gesta de um povo vítima da superstição, da ignorância, da violência e da fome e pôr em transe um país subdesenvolvido com grande qualidade e ousadia estética, o cinema novo brasileiro tornou-se famoso no seu tempo, em que foi elogiado e premiado.
                                 
     Com grande energia e criatividade, Nelson Pereira dos Santos, Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade, Ruy Guerra, Leon Hirzman, Carlos Diegues, Paulo César Saraceni e os outros conduziram uma ruptura fundamental, sem precedentes nem consequentes visíveis no cinema brasileiro, largamente reconhecida e muito influente, hoje recordada quando a sua herança parece esquecida. 
     "Desmistificar o cinema, libertando as suas formas de expressão, desmistificar a realidade pela verdade do cinema, tal é o difícil e duplo papel do cineasta de hoje. O cinema brasileiro é desprovido de vaidade. Ele tenta humildemente ser um olhar novo pousado sobre uma realidade que o sofrimento marcou e está pedindo que a tomemos nas nossas mãos, tal como a máquina de filmar. Com efeito, o nosso problema é o de exprimir a autêntica especificidade do Brasil" (Glauber Rocha).
     Escrito por Juan Posada e Eryk Rocha, é um filme de saudar tanto mais quanto se trata da melhor época do cinema brasileiro, quando este foi visto, reconhecido e apreciado em todo o mundo. Em Lisboa no Cinema Ideal em última semana semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário