domingo, 29 de abril de 2018

Leitores

   "Readers" (2017) é o mais recente documentário do americano James Benning, um dos grandes cineastas actuais, que passou esta semana um fim de tarde na Cinemateca Portuguesa.
   Numa superlativa exploração do seu dispositivo cinematográfico, com a câmara frontal e fixa o cineasta filma quatro leitores enquanto lêem em silêncio livros diferentes, de que no final de cada segmento de pelo menos 25 minutos é mostrado um pequeno excerto escrito.
                     
   Percebe-se que o que aqui está em causa é sugerir o interior de cada um através do seu exterior enquanto, sentado, lê. E, com traços comuns, cada um deles/delas é diferente na concentração da sua experiência interior enquanto lê.
   De vez em quando, cada um deles avança  umas quantas páginas. Para saber a continuação? Para tentar saber quanto falta para acabar?
   Cada um de nós, que lemos, se reencontra aqui, na distensão temporal de uma experiência subjectiva que decorre no tempo quando se está imóvel. Com alguns ruídos ligeiros provenientes do fora de campo, sem palavras ditas nem música este mais um filme notável de um grande documentarista.

Sem comentários:

Enviar um comentário