segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Cinema poético

   Decorre a partir de hoje até ao próximo dia 19 de Novembro na Fundação de Serralves, no Porto, a mostra "Jonas Mekas. Cinema na Linha de Fogo", programada por António Preto, que vai apresentar alguns filmes da longa filmografia do cineasta lituano.
  Tendo partido do seu país em 1944, ainda durante a II Guerra Mundial, só cinco anos depois chegou com o seu irmão Adolfas à América, onde se radicou. Aí começou como crítico de cinema, continuou como poeta e se tornou cineasta oficialmente a partir de 1961, o que o torna um homem multifacetado e de uma vasta panóplia de interesses.
                      
   Figura fundadora e cimeira da Film Culture, do New American Cinema, da Film-Makers Cooperative e dos Anthology Film Archives em New York, Jonas Mekas, que manteve contacto com os grandes artistas e figuras da cena artística e cultural norte-americana dos anos 50 e 60 do século XX, tem ocupado desde então um lugar central no cinema independente, de vanguarda e underground americano, com uma obra extensa e muito importante, em larga medida de carácter auto-biográfico e diarístico, extremamente marcante e influente.
  Para quem não conhecer os seus filmes esta é uma oportunidade rara e fantástica para ficar a conhecer pelo menos 10 dos melhores trabalhos de uma das grandes figuras do cinema contemporâneo, autor de um cinema poético, memorialista, que na expressão radicalmente pessoal encontra a sua grandeza. Um horizonte diferente e fascinante a descobrir.

Sem comentários:

Enviar um comentário