sábado, 8 de setembro de 2018

Superação

     "Missão: Impossível - Fallout"/"Mission: Impossible - Fallout", de Christopher McQuarrie (2018), é o sexto desta popular série de filmes de origem na série televisiva criada por Bruce Geller. Tem produção de J. J. Abrams, Tom Cruise e do realizador, também argumentista, como já acontecera no filme anterior, "Missão Impossível: Nação Secreta"/"Mission: Impossible - Rogue Nation" (2015).
     Um primeiro ponto é ser um filme de acção, um segundo ponto ser um filme com Tom Cruise e o terceiro ponto é ser feito em estilo de série B, o que lhe dá um cariz artificial, impreciso próprio, visível na encenação televisiva para o prisioneiro e em cenas rodadas em Paris.     
                        mission impossible fallout box office records
    Decorrendo fundamentalmente no eixo Paris-Londres, volta a reunir Ethan Hunt/Tom Cruise, Luther Stickwell/Ving Rhames, Benji Dunn/Simon Pegg e Ilsa Faust/Rebecca Ferguson desta feita contra John Lark e os Apóstolos, formados após a derrota do Sindicato no filme anterior, com um Secretário/Alec Baldwin e Erika Sloane/Angela Basset no comando das operações relativas a um terrorista que tem em seu poder três ogivas atómicas que há que trocar e apreender em Paris e Londres, Soloman Lane/Sean Harris, com a Black Widow/Vanessa Kirby como intermediária.                       
     Os grandes momentos de acção são a perseguição a Ethan que foge de moto da polícia em Paris e o final que, nas montanhas da fronteira da China com o Paquistão, com o lugar-comum de uma ONG, o opõe a August Walker/Henry Cavill, o homem que trabalha com eles mas a mando de Erika, com perseguição espectacular de helicóptero, contagem decrescente, precipício montanhoso e tudo. 
                       Article intro image
    Com descontração, explicações verbais sumárias e sem ligar nenhuma à verosimilhança, como é de uso nos filmes de espiongem salvo quando baseados em John le Carré, faz bom uso dos locais mais conhecidos de Paris e Londres como cenário e cumpre o programa da série, sublimando-a e superando-a porque Ethan Hunt é tomado como agente duplo, trabalhando também para o inimigo e porque, depois de quase descarrilar em Londres com a morte do Secretário, reengrena e caminha imparável para o seu final, em que surge também Julia/Michelle Monaghan, a ex-mulher de Ethan.
    O tom irrisório, de série B, aumenta o interesse potencial do filme, em que avulta ainda a luta de Benji com aquele que personalizara para efeito da troca em Paris. E naquele grupo de elite, que já não confia em ninguém, tudo se passa com familaridade e de acordo com as regras do bom companheirismo entre profissionais, com o esperado e costumado final feliz - Ethan Hunt retira o detonador com os dentes e segue-se o epílogo.
    Tem fotografia de Rob Hardy, música de Lorne Balfe e montagem de Eddie Hamilton. Igual a si mesmo como figura icónica do cinema, Tom Cruise está um pouco melhor que o costume num elenco desenvolto e já conhecido na sua parte principal.

Sem comentários:

Enviar um comentário