terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Com elegância

     Depois de "O Cavalheiro com Arma"/"The Old Man & the Gun", com argumento e realização de David Lowery (2018) baseado no artigo de David Grann no The New Yorker, o actor e co-produtor do filme Robert Redford anunciou a sua retirada do cinema, o que chama especial atenção para o filme.
    Começou por trabalhar para a televisão e logo a seguir no cinema na década de 60. Actor destacado do cinema americano, a partir de 1980 também realizador, além do que é responsável pelo Sundance Institute e pelo Sundance Film Festival, o que o torna uma figura incontornável do cinema do último meio século.
     O filme beneficia do seu carisma na interpretação de Forrest Tucker, assaltante de bancos cuja carreira prospera em 1981, depois da sua fuga de San Quentin em 1979 e antes de terminar abruptamente. Num ritmo calmo, desenrola-se ao sabor dos encontros dele, primeiro com Jewel/Sissy Spacek, depois com o polícia que o persegue, John Hurt/Ben Affleck, encontros alternados com os assaltos dele com os seus dois cúmplices, Teddy/Danny Glover e Waller/Tom Waits, e com a perseguição policial. 
                       
     O encanto do filme centra-se no seu protagonista a que Redford confere a elegância que ele reclama nos assaltos e com Jewel e também o ar vivido de quem já 16 vezes fugiu da prisão, mas ele beneficia também da inclusão de excertos de filmes, mesmo com o próprio Redford novo, e de utilizar bem citações do passado dele como actor em jeito de homenagem.
    "O Cavalheiro com Arma" conta com fotografia de Joe Anderson, música de Daniel Hart e montagem de Lisa Zeno Churgin, enquanto os actores estão muito bem e a realização é certa e encontra sempre as melhores soluções.
     O sorriso de Forrest Tucker a que o final se alude confunde-se com o do próprio Robert Redford, que aqui especialmente elogio recordando os seus filmes com Robert Mulligan, Arthur Penn, Abraham Polonsky, Alan J. Pakula e Sidney Pollack, de quem foi actor-fétiche, bem como a sua parceria com Paul Newman em "Dois Homens e um Destino"/Butch Cassidy and the Sundance Kid", de George Roy Hill
    Aplausos para uma carreira formidável e votos da continuação do maior sucesso para o seu Sundance Film Festival (ver também "Dignidade e respeito", de 21 de Junho de 2017).

Sem comentários:

Enviar um comentário