quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Os testemunhos: tetralogia

      O Arte transmitiu ontem, terça-feira, os dois primeiros episódios da tetralogia "Les quatre soeurs", de Claude Lanzmann (2017), "Le serment d'Hippocrates" e "La Puce joyeuse", que recolhe os testemunhos de quatro mulheres que sobreviveram ao Holocausto.
     Muito ao seu jeito, ele entrevista-as uma a uma, recolhendo depoimentos inéditos e fundamentais sobre a experiência de encarceramento feminino em campos de concentração e de extermínio nazis, desde o seu transporte até à vida que aí viveram com outras e outros sob o comando e as ordens dos seus algozes.
                      http://www.fondationshoah.org/sites/default/files/styles/max_1300x1300/public/1%20-%20M%C3%A9moire/M2017-Film-Les%20quatre%20soeurs.jpg?itok=nUTTm7rl
     Na vasta extensão de filmes longos que tem dedicado ao assunto, o cineasta, conhecido e identificado pelo monumental "Shoah" (1985), vai completando um quadro diversificado que conduz ao mesmo resultado: o horror do nazismo, o cortejo de horrores e de crimes que ele deixou atrás de si, presenciados em concreto uns atrás de outros. O impensável tornado realidade vivida até à morte, no que cada uma sofreu, no que cada uma viu e viveu, Ruth Elias desde os 19 anos, Ada Lichtman desde os 10, e por isso pode testemunhar.
      A vida destas mulheres foi então tremendamente difícil e dura, mas por uma razão ou por outra acabaram por escapar a uma morte antecipada e anunciada. É preciso vê-las e ouvi-las atentamente para perceber plenamente e não esquecer. Os dois últimos episódios de "Les quatre soeurs" passam no Arte na terça-feira da próxima semana. Estejam atentos porque isto é importante sobre o início da vida de mulheres que chegaram a idades avançadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário