sábado, 23 de junho de 2018

O clube dos novos

     Devo assinalar aqui o aparecimento nos últimos tempos de obras de considerável interesse da autoria de novos autores.
     Na área do cinema, "Fotografia e Cinema Moderno - Os Cineastas Amadores do Pós-Guerra", de Luís Mendonça (Lisboa: Colibri, 2017, já em 2ª edição), uma obra do maior interesse e pertinência científica; "O Trabalho do Actor na Obra de John Cassavetes", de Filipa Rosário (Lisboa: Documenta, 2016), que recupera um actor e cineasta independente americano por um dos aspectos em que ele foi mais importante, como reconheceu Gilles Deleuze; e "Uma Nova História do Novo Cinema Português", de Paulo Cunha (Lisboa: Outro Modo, 2018), uma curiosa e inédita abordagem daquela época do nosso cinema.                      
                                    Bertrand.pt - O Trabalho do Actor na Obra de John Cassavetes
     Em poesia acaba de sair "Varanda de Inverno", de Marta Chaves (Lisbooa: Assírio & Alvim, 2018), um primeiro livro colocado sob a égide de Maria Gabriela Llansol e Herberto Helder que revela uma nova sensibilidade e expressão poética, importante e promissora. Em prosa "Meio Homem, Metade Baleia", de José Gardeazabal (Lisboa: Companhia das Letras, 2018), o primeiro livro de prosa  de um autor que em poesia tinha publicado "história do século vinte" (Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2015), que recebeu o Prémio Vasco Graça Moura, e "Ultimato", de Diogo Vaz Pinto (Lisboa: Maldoror, 2018), mais um livro deste poeta inclassificável, de escrita cerrada e exigente.  
                                    https://images.portoeditora.pt/getresourcesservlet/image?EBbDj3QnkSUjgBOkfaUbsDn0uKFvBQn3KvyviUM0hRouInXp8Ea99SxqHIV6XNCH&width=255
     Estes simples exemplos provam, entre outros, que há uma nova geração de investigadores e de escritores a despontar com obras do maior interesse, que devem levar a esperar o melhor do "clube dos novos" em Portugal.

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