quinta-feira, 14 de junho de 2018

O melhor da animação

   Por altura da abertura do Festival de Annecy, o Arte apresentou na noite de quarta-feira três filmes de animação, dois deles franceses, "Abril e o Mundo Extraordinário"/"Avril et le monde truqué", de Christian Desmares e Franck Elinci  (2015), e "Un homme est mort", de Olivier Cossu (2017), ambos articulados com a banda desenhada. A noite terminou com o  famoso "La ferme des animaux"/"Animal Farm", de Joy Batchelor e John Halas (1954), baseado em George Orwell, uma pérola rara do cinema de animação inglês.
                      
   O primeiro, baseado em banda desenhada de Jacques Tardi de acordo com o seu universo e o seu estilo sobre argumento de Benjamin Legrand e Franck Elinci, trata de uma ucronia que salta do século XIX para o XX elidindo os acontecimentos históricos e inventos intercorrentes, com Avril, Julius e o cão Darwin em busca dos pais dela, cientistas desaparecidos que trabalhavam num projecto de soro da invencibilidade. Tem humor e terror e está muito bem feito, com apuro e galhardia segundo uma estética de fantasia.
                      Un homme est mort
    O segundo baseia-se num caso real de um grevista assassinado pela polícia em 1951 e da reacção dos seus camaradas, animada por imagens do cinema do que se segue filmadas pelo cineasta René Vautier, que são mostrados à comunidade operária. Tem argumento de Kris, Guillaume Mantalent e Sebastien Oursel baseado em banda desenhada de Kris com desenhos de Etienne Donadeau, e com uma estética de animação diferente, realista, tem o especial interesse de se basear num caso real nunca desvendado.
                    
    O último baseia-se numa obra literária famosa do século XX, que recriada em imagens de época da animação mantém todo o potencial anti-totalitário que animava o original. Vistos em desenho animado, os porcos que dominam são tão odiosos como os humanos dominantes, adquirem vida própria e suscitam a revolta dos outros animais, por eles dominados, mal tratados e iludidos com falsas promessas. 
    Ao seu melhor nível, o cinema de animação foi e continua a ser uma expressão cinematográfica decisiva, excelente para fazer passar todo o tipo de histórias, de situações e de ideias de forma artística. O que estes três filmes agora programados pelo Arte, muito diferentes uns dos outros, confirmam sem sombra de dúvidas.

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