terça-feira, 10 de julho de 2018

Intrigante

     "O Boneco de Neve"/"The Snowman", do sueco Tomas Alfredson (2017), é um filme policial baseado em romance de Jo Nesbo, um escritor norueguês extensamente publicado em Portugal. Um bom filme, seco e bem construído.
    Um caso de Harry Hole/Michael Fassbender, envolvido com a ex-mulher, Rakel/Charlotte Gainsbourg, e o actual marido dela, Mathias/Jonas Karlsson, com mulheres assassinadas misteriosamente e um boneco de neve associado a cada crime.
                      snowman killer and michael fassbender
   Depois das inevitáveis reviravoltas e dos habituais falsos suspeitos, o final acaba por se juntar ao início: uma paternidade não querida e o afogamento da mãe do criminoso na infância dele, por onde o filme tinha começado. Poderia ser um filme melhor se as questões envolvidas apresentassem maior originalidade, mas estas questões de pais e filhos são muito correntes nos romances policiais, clássicos e modernos.
  Sem nada de especial acrescentar - há apenas a nova colega de Harry Hole, Katrina Bratt/Rebecca Ferguson, filha de um ex-detective, Rafto/Val Kilmer - também não deslustra no âmbito do policial do Norte da Europa. Hitchcock chamava-lhe "whodonit" e evitava-o, mas hoje em dia, com a preocupação de mostrar e explicar tudo, é o que está a dar.
   Tem argumento de Peter Straughan, Hossein Amini e Soren Sveistrup. Os géneros caracterizam-se no cinema pela repetição do mesmo esquema, raramente pela novidade. E depois de "Deixa-me entrar"/"Lät den räten komma in" (2008) e "A Toupeira"/"Tinker Tailor Soldier Spy" baseado em John le Carré (2011), Tomas Alfredson confirma aqui ser um bom cineasta.   

Sem comentários:

Enviar um comentário