terça-feira, 10 de julho de 2018

Outra rainha

   Depois de "A Rainha"/"The Queen" (2006), o veterano Stephen Freaars não deixou os seus créditos por mão alheias e realizou "Victoria & Abdul" (2017), sobre os últimos dias de vida da famosa e longeva monarca.
    Trata-se da amizade entre a Rainha Vitória/Judi Dench e um indiano, Abdul Karim/Ali Fazal, que se desloca a Londres para o jubileu dela, quando a Índia era a "jóia da coroa" britânica. Uma tal amizade não é bem vista pelo herdeiro da coroa, pelo primeiro-ministro e pela corte, até porque ele lhe mente sobre o seu passado, como eles descobrem.      
                      
    Apesar disso a rainha gosta Abdul e da mulher/Suck Ojla, mandada vir da Índia, tudo perdoa a quem foi seu professor e amigo, e ele fica junto dela até ao fim. O interesse que o filme reveste reside em esta amizade estranha ter sido revelada recentemente, em 2010, em termos históricos, pelo que ele tem por base factos reais.
    Sem nada de especialmente importante em termos cinematográficos, tem argumento de Lee Hal baseado em livro de Shrabani Basu, realização sóbria e justa de Frears, em que se destaca a morte da rainha, grandes cenários e guarda-roupa e grande interpretação de Judi Dench. A fotografia é de Danny Cohen, a música de Thomas Newman e a montagem de Melanie Oliver.
    É um filme que aconselho pelo carácter insólito da narrativa e como curiosidade sobre uma personalidade histórica importante, que sem este filme não atingiria a visibilidade que agora com ele adquire. Não sendo um grande filme a não ser em termos de produção, tem suficientes motivos de interesse entre os quais ser mais um filme de um dos mais destacados cineastas britânicos da actualidade a trabalhar em Hollywood.

Sem comentários:

Enviar um comentário