terça-feira, 15 de maio de 2018

Contra a evidência

   "The Ottoman Lieutenant", de Joseph Ruben (2017), é um bom filme deste cineasta menos conhecido da Nova Hollywood dos anos 70 e que eu saiba não estreou comercialmente em Portugal. Passou ontem à noite num dos canais TVCine sob o título "Amor em Tempos de Guerra".
    Situado em 1914, no início da Guerra Mundial, na Anatólia, parte de um hospital de campanha cristão americano para onde vai como enfermeira voluntária, contra a vontade dos pais, a protagonista de 23 anos, Lille/Hera Holmar, depois da morte do seu irmão, que queria ser médico. Logo em Istambul trava conhecimento com o tenente Ismail/Michiel Huisman, que tem de lidar como oficial com uma situação complexa que envolve arménios divididos entre os que ficam e os que vão ao encontro das tropas russas.
                      https://i0.wp.com/www.kitapsozler.com/wp-content/uploads/2017/04/osmanli-subayi-the-ottoman-lieutenant.jpg
      Contra a evidência que a levaria a escolher o médico americano, Jude/Josh Hartnett, ela apaixona-se pelo tenente otomano que acaba por morrer depois de uma missão muito arriscada, na sequência da ajuda que tenta prestar a um grupo de arménios presos.
        Com uma realização muito boa, a inclusão de excertos de actualidades da época, filmado em belíssimos cenários naturais na Turquia e com actores muito bons, justos nos papéis respectivos - entre os quais Ben Kingsley como Woodruff, o fundador do hospital -, apresenta de forma simples mas muito bem o confronto de culturas entre cristãos e muçulmanos e uma situação que havia de conduzir ao genocídio arménio no ano seguinte.
      Tem argumento  de Jeff Stockwell, fotografia de Daniel Aranyó, música de Geoof Zanelli e montagem de Nick Moore e Dennis Virkler. Como se fosse um pequeno filme da série B, que pelo seu orçamento talvez seja, passa quase despercebido mas merece ser visto pela limpidez e o brio com que é feito. E é apenas a terceira longa-metragem de Joseph Ruben desde o início do século, depois de "Misteriosa Obsessão"/"The Forrgotten" (2004) e "Presa na Escuridão"/"Penthouse North" (2013).

Sem comentários:

Enviar um comentário