quinta-feira, 31 de maio de 2018

Um belo filme

   "Les nuits blanches du facteur"/"The White Nights of the Postman"/Belye nochi pochtalona Alekseya Tryapitsyna", de Andrei Kontchalovski (2014) é um belo pequeno filme de um cineasta russo de referência que há muito não nos chega.
    Num meio rural em volta do Lago Kenozero, no nordeste da Rússia, um carteiro, Lyokha/Aleksey Tryapitsin, circula entre diversos habitantes, casas e problemas, enquanto o tempo que passa, sem fazer esquecer o passado tem novas exigências.
                      
    Em obediência a uma estratégiia de realização baseada no plano fixo, muito longo apenas no lago, Andrei Kontchalovski consegue, com excelentes enquadramentos e bons intérpretes, muitos deles locais, um belo filme atravessado por personagens pitorescas, pelo sonho (o gato cinzento) e pelas histórias infantis (a feiticeira do lago), que assombram um quotidiano em que o futuro irrompe perto do fim.
    Com argumento do cineasta e Elena Kiseleva, tem fotografia de Alexandr Simonov, música de Eduard Artemev e montagem de Sergey Taraskin. Leão de Prata para a melhor realização no Festival de Veneza em 2014.
     Passou ontem à noite no Arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário