terça-feira, 30 de abril de 2019

Grandeza da curta

     "Le rêve d'un soldat"/"Soldatskiy son" (1995) é uma curta-metragem de Alexandr Sokurov extraída da longa "Spiritual Voices"/"Voix spirituelles"/"Duchovnye golosa" que ele realizou no mesmo ano. Muito curta (12mn), é de uma grande simplicidade mas tem um grande poder sugestivo entre quem dorme a preto e branco, o que é sonhado e quem acorda a cores. Foi filmado na fronteira do Tadgiquistão com o Afganistão
      Court-circuit, o programa semanal de curtas-metragens no Arte da noite de sábado, permite-nos o contacto regular com parte do melhor da curta que se faz na actualidade em especial. O pequeno filme de Sokurov foi aí mostrado por ocasião da retrospectiva dedicada ao cineasta pelo Festival de Oberhausen deste ano.             
                               Retrospectiva Alexander Sokurov
    Também o arménio Artavazd Pelechian, objecto de retrospectiva no final da Maio na Cinemateca Portuguesa, trabalhou fundamentalmente na curta com um grande sucesso em filmes originais e pessoais que aqui aconselho. Depois da grande retrospectiva de Michael Snow é mais um bom sinal da Cinemateca.
    Com a sua estética própria, economia de meios e poder de síntese, a curta-metragem pode ser um grande filme e interessa-me especialmente quando feita por um grande cineasta. Que os há também sem terem saído da curta.

Sem comentários:

Enviar um comentário