segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Bons rapazes

     O mais recente filme de Steven Soderbergh, "Sorte à Logan"/"Logan Lucky" (2017), é uma comédia criminal leve, ao jeito dos Ocean's films mas feito ao jeito despachado que o cineasta dedica a certos filmes tidos como "menores" mas só na aparência o são.
     Com uma narrativa despachada sobre dois irmãos azarentos, os Logan, que na Virgínia, por iniciativa do mais velho, Jimmy Logan/Channing Tatum, que convence o irmão sem parte de um braço, Clyde/Adam Driver, se propõem um grande assalto aos cofres das corridas de automóveis num estado próximo, o NASCAR na Carolina do Norte, com a participação da irmã Millie/Riley Keough. Para isso precisam de um preso, Joe Bang/Daniel Craig - que tem dois irmãos que só alinham se lhes apresentarem razões morais -, que despachadamente libertam para o fazer regressar à base no final.  
                     http://www.showbiz411.com/wp-content/uploads/2017/08/logan-lucky-700x352.jpg
     Dividido em duas partes, a preparação do assalto e o dia das corridas em que ele decorre, tudo simples e claro, com filha de Jimmy, Sadie/Farrah Mackenzie, a servir-lhe de álibi. Os Logan, conhecidos como "os parolos", são suficientemente espertos para gerirem as "devoluções", ao ponto de, com a ajuda do seguro, ludibriarem a própria agente especial do FBI Sarah Grayson/Hilary Swank.
     Um filme feito para a mão esquerda enquanto não chega o próximo Ocean's film, que o cineasta só produzirá apesar das piscadelas de olho deste filme. Este é Ocean's 7/11 de Soderbergh, como uma personagem diz. E Daniel Craig loiro integra-se muito bem num elenco desenvolto.
     Com argumento de Rebecca Blunt, "Sorte à Logan" tem fotografia e montagem do cineasta sob pseudónimo, como costuma acontecer nestes casos. Steven Soderbergh, que começou na longa-metragem com "sexo, mentiras e vídeo"/"sex, lies and videotape" (1989), é um grande cineasta cujas brincadeiras, como esta, são mais estimulantes do que muitos grandes e pomposos filmes americanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário