segunda-feira, 19 de março de 2018

Arte experimental

    Do canadiano Michael Snow encontra-se patente na Culturgest, em Lisboa, até 22 de Abril próximo a exposição "O Som da Neve", comissariada por Delfim Sardo.
   Trata-se de uma pequena mas significativa mostra das instalações visuais, sonoras e audiovisuais de um artista muito importante, com uma obra diversificada e muito curiosa que inclui filmes experimentais, como o famoso "Wavelenght" (1967), alguns deles também mostrados, que exploram em especial uma dimensão temporal do filme.
    Chamo especialmente a vossa atenção para o tratamento do som nesta instalações, parte integrante delas, algumas dedicadas predominante ou exclusivamente à música.
                     
      Simultaneamente, prossegue na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema o ciclo "A Arte da Visão" dedicado ao também famoso cineasta experimental americano Stan Brakhage (1933-2003), uma ocasião única de ver uma das obras mais importantes nessa área.
     Dedicou especial atenção aos olhos e ao que eles vêem mas também à figura humana e aos objectos, no que utilizou diferentes formatos e técnicas do cinema e da pintura de forma original.
     Cineasta do maior relevo, ele foi figura destacada do cinema de vanguarda americano, autor de uma obra muito marcante que vale a pena conhecer em mais uma grande iniciativa de programação da Cinemateca. Até 29 de Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário