domingo, 25 de março de 2018

O vento sopra onde quer

           "Que o Diabo Nos Leve"/"Que le diable nous emporte" é o mais recente filme do francês Jean-Claude Brisseau (2016), cheio de referências ao cinema francês e o topo da sua obra até aqui.
     Depois da trilogia "Coisas Secretas"/"Choses secrètes" (2002), "Os Anjos Exterminadores"/"Les anges exterminateurs" (2006) e "À Aventura"/"L'aventure" (2008), e depois de "A Rapariga de Parte Nenhuma"/"La fille de nulle part" (1012), o cineasta despacha no início as cenas eróticas, entre Camille/Fabienne Babe, Suzy/Isabelle Prim e Clara/Anna Sigalevitch, que se reúnem em casa da primeira, Suzy à procura do telemóvel com cenas de sexo gravadas que tinha perdido e a primeira tinha encontrado, depois também em fuga do seu apaixonado insistente e armado, Olivier/Fabrice Deville, a última que salvou Camille e vai subtraí-lo a ele das garras da polícia e tentar fazê-lo esquecer.
                                
         O filme tem uma construção rohmeriana nos pares que se formam, desfazem e refazem, o que a biografia de Eric Rohmer de Antoine de Baecque e Noël Herpe em casa de Olivier explicita. Mas em casa de Camille habita tambémTonton/Jean-Christophe Bouvet, que depois da visita da mãe, do padrasto e do pai (interpretado pelo próprio Brisseau) de Camille e da confissão desta do seu passado para as outras duas, vai lidar com Suzy que quer fazer-lhe a ele a sua confissão. 
       Ora Tonton, praticante de yoga que desaparece e aparece inesperadamente, acaba por arrumá-la com o célebre "o vento sopra onde quer" de Robert Bresson. Junto ao "diable" do título, nada é aqui acidental. E há ainda um Godard célebre dos anos 60 de passagem.
         O trabalho de Camille de estetização de imagens de sexo pelos novos meios digitais é bem visto se bem que forçado, mas contrasta com o que Suzy filmara com o seu telemóvel. Após a explicação de Olivier a Clara de como o início do cinema sonoro influenciou o teatro, muito boa e só falada num filme com muitos diálogos e falas, tudo termina com a ausência da Camille por causa da morte do pai e um novo trio, Clara, Suzy e Olivier, que passara a amar a primeira sem deixar de amar a segunda.
                       Que le diable nous emporte
          Com um tom harmonioso e feliz, prosseguindo o tratamento do sexo feminino na sua obra Jean-Claude Brisseau, realizador, co-produtor e argumentista, trabalha o seu tema de forma nova e original, que passa pelo misticismo, o yoga e a reincarnação, o prazer feminino, o amor e a "herança psiquiátrica".
         "Que o Diabo Nos Carregue" é um filme de grande mestria narrativa, técnica e artística, que conta com fotografia de David Grinberg, música da actriz Anna Sigalevitch (uma revelação) e montagem de Maria Luisa Garcia.

Sem comentários:

Enviar um comentário