quarta-feira, 14 de março de 2018

O homem do universo

   Stephen Hawking (1942-2018), o mais famoso astrofísico do nosso tempo, que agora nos deixou, notabiliizou-se pelas suas descobertas extraodinárias a partir da teoria dos quanta, mas também pela sua capacidade de transmitir o seu campo científico: o universo.
  Atingido desde novo por doença grave e incapacitante, mesmo assim dedicou inteiramente toda a vida aos seus interesses científicos, o que foi narrado por um filme recente, "A Teoria de Tudo"/"The Theory of Everything", de James Marsh (2014), com Eddie Redmayne.
                     stephen hawking quotes
    Homem do seu e do nosso tempo, foi um herói moderno pela forma como viveu, por aquilo que descobriu, pela sua simpatia, o seu humor e a sua capacidade de, para todos, explicar o mundo em que temos vivido desde o início, que também explicou. Aliando a história e a filosofia, com o seu génio iluminou o nosso tempo, o passado e o futuro.
    Os seu livros mais importantes e mais conhecidos são "Breve História do Tempo: Do Big-Bang aos Buracos Negros" (Lisboa: Gradiva, 1988), "Aos Ombros dos Gigantes - As Grandes Obras da Física e Astronomia" (Lisboa: Texto, 2010) e "A Teoria de Tudo - A Origem e o Destino do Universo" (Lisboa: Gradiva, 2015), embora a sua obra seja toda ela muito importante e altamente recomendável.
    Figura fascinante e inconfundível, a sua partida é uma perda irreparável para toda a humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário