sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Contra ventos e marés

  Baseado na vida dos pais do realizador, a quem é dedicado, "Cold War - Guerra Fria"/"Cold War"/"Zimna wojna" de Pavel Pawlikowski (2018) é um filme ao jeito do anterior "Ida" (2013), num preto e branco e num formato exigentes.
  Com argumento do cineasta e Janusz Glowacki com a colaboração de Piotr Borkowski, trata dos amores e desencontros de Zula/Joanna Kulig e Wiktor/Tomasz Kot a partir de 1949 desde a Polónia mas com evoluções no exterior, em Berlim, na Jugoslávia e em Paris.
                     
      Numa relação estabelecida a partir da música, do canto e da dança, as separações forçadas dos dois implicam outros caminhos de cada um deles até ao reencontro final, de novo na sua terra. 
     "Cold War - Guerra Fria" é um filme de emoção contida e subtileza sobre "quatro olhos e dois corações" que vivem muito tempo separados sem se esquecerem um do outro. Com singeleza, a narrativa avança de forma clara e causal, num tempo difícil para os polacos, para a Europa e para o mundo, com explicitação clara do que estava então em causa politicamente.
    Sem música que não seja diegética, tem fotografia de Lukasz Zal, que em geral quebra a profundidade de campo e montagem de Jaroslaw Kaminski. Pavel Pawlikowski é um cineasta muito bom, a reter e acompanhar no cinema polaco e no actual panorama do europeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário