sábado, 27 de outubro de 2018

Contraste e conflito

  "Baltimore Rising" de Sonja Sohn (2017), actriz nomeadamente de "The Wire", série televisiva passada naquela cidade, é um documentário feito em cima de acontecimentos lamentáveis e dolorosos ocorridos em 2015.
   Na sequência da morte de Freddie Gray quando à guarda da polícia, desencadearam-se violentos motins na cidade que puseram a comunidade negra em confronto com as autoridades, após o que se verificaram tentativas de apaziguamento envolvendo líderes locais, activistas e gangs, lideradas por um novo comissário de polícia. Entretanto iniciaram-se os julgamentos dos agentes envolvidos, que iriam uns a seguir aos outros ser julgados inocentes pelo tribunal.
                        http://www.blackfilm.com/read/wp-content/uploads/2017/11/Baltimore-Rising.jpg 
    A história é conhecida porque foi noticiada na altura e o mérito deste filme, que gerou controvérsia nos Estados Unidos, é acompanhar o desenrolar dos acontecimentos, com especial atenção para alguns membros da comunidade negra. Assim, em discussões e debates são apontadas algumas das causas da situação presente, que passam por pobreza, desemprego, armas que todos têm, droga e efectivo racismo.
     A intervenção posterior do Departamento da Justiça veio clarificar algumas questões, o que é referido no final de um filme desigual, especialmente interessante quando nos dá as discussões em que a raiva e a impotência caminham lado a lado com a vontade de fazer alguma coisa para reagir.
     Documentando empenhadamente e sem distãncia uma situação particular numa cidade mítica, este "Baltimore Rising" permite em todo o caso pensar a situação americana actual que, com casos consecutivos deste e doutro tipo, em tempos recentes se tem mostrado gravíssima. Mesmo que esses sejam os seus únicos méritos são por si mesmos suficientes para justificar este filme, tanto quanto sei inédito comercialmente em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário