quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Convencional

   O filme "Vedações"/"Fences" de Denzel Washinton (2016) põe em cinema a peça teatral homónima da Broadway, da autoria de August Wilson, também responsável pelo argumento.
   Não tem nada de verdadeiramente original ou característico, passa-se com uma família negra como poderia passar-se com uma família branca. Tem a seu favor decorrer quase todo o tempo na residência de Troy e Rose Maxson, Denzel Washinton e Viola Davis, mas isso fica a dever-se à sua origem teatral. Manter a teatralidade não é, neste caso, uma qualidade. 
                     https://theyoungempire.files.wordpress.com/2017/02/fences-main.jpg
   Há que ressalvar a perspectiva crítica, que é sobre negros como podia ser sobre brancos. Mas estava já tudo na peça teatral de origem, um melodrama tradicional à maneira americana, com todos os clichés, do pai que repete com o filho o que recebeu do seu pai, do marido infiel, das mortes de conveniência.
    A meu ver pouco se ganha com este filme para além de trazer para o cinema um trabalho teatral, assim retirado do seu reduto. Há a conversa de Troy com a morte, o irmão dele, Gabe/Mykelti Williamson, a interpretação de Viola Davis e o final edificante, o que, se é suficiente para fazer um filme regular, é insuficiente para fazer um grande filme. 
    Em suma, peça para actores, filme de actores, sem grandes ideias de realização, que não leva a concentração espacial até ao fim e se queda pelo naturalismo imediato.

Sem comentários:

Enviar um comentário