sábado, 22 de julho de 2017

A terra-mãe

    No episódio desta semana, o quarto de nove, do seu "The History of Africa", Zeinab Badawi leva-nos a conhecer extensamente a história e pontualmente o presente do seu país natal, o Sudão.
    Filmada nos próprios locais com recurso ao testemunho de afamados especialistas, esta série que a BBCWorld transmite ao fim de semana desenvolve com desembaraço e competência um discurso atraente sobre o continente africano centrado na sua história, ainda hoje mal conhecida e sujeita aos estereótipos coloniais que ele deixa decididamente para trás - fora do tempo, fora de campo.
                      
     Com o seu notável poder de comunicação e o seu grande à vontade, Zeinab Badawi, que se celebrizou como apresentadora da BBC, põe a sua inteligência, a sua intuição, o seu saber e o seu encanto pessoal ao serviço de um objectivo preciso e de vulto, pois contar de forma completa a história de um continente imenso não é fácil sem abrir brechas no passado que o tornem incompreensível ou obscuro.
     Mostrar no mesmo episódio os vestígios históricos, como as pirâmides do Sudão, diferentes das egípcias e menos conhecidas do que elas, e também a celebração de um casamento na actualidade, tudo em imagens precisas e comentadas, dá conta da ambição e do alcance desta série.
     Para se tratar hoje em dia um assunto vasto e complexo como este a televisão mostra-se um excelente meio de divulgação, liberto dos limites estreitos das páginas dos livros. Felicito Zeinab Badawi por mais este seu sucesso. Vou fazer o possível por acompanhar todas as semanas e aqui recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário