domingo, 30 de julho de 2017

Lateral

   "Rogue One: Uma História de Star Wars"/"Rogue One", de Gareth Edwards (2016), é um spin off, uma brincadeira à margem da conhecida e prestigiada saga criada por George Lucas. Para aproveitá-la lateralmente, o que se compreende.
   Situado antes do episódio IV e depois de episódio III, não tem nada de especial narrativamente, com a filha, Jyn Erso/Felicity Jones, que procura o pai, Galen Erso/Mads Mikkelsen, cientista raptado pelo Império, com a ajuda daquele que tem por missão matá-lo, Cassian Andor/Diego Luna.    
                    Star Wars: Rogue One Felicity Jones
   Tudo é absolutamente previsível, com a invenção por Galen da nova arma Death Star, que é armadilhada e é preciso divulgar para o exterior, e a morte dele. Salva-se a ideia do guerreiro cego, Chirrut Îmve/Donnie Yen, e pouco mais.
    Pelo que já se tinha percebido, a saga "Star Wars" esgota-se no cinema com os seus previstos nove episódios, de que faltam os dois últimos filmes. Este "Rogue One" limita-se a alimentar a indústria com os seus efeitos especiais embora viva de uma aura, a daquela, que não chega a partilhar. Também interessa e faz sentido, sobretudo para os fãs.
    Mas para a indústria tudo serve e tudo vale, cinema, televisão, jogos de vídeo, é sempre a andar. Neste filme lateral e menor anota-se no final uma das últimas presenças no cinema de Carrie Fisher (1956-2016), ela que foi figura central de "Star Wars" desde o seu início.

1 comentário:

  1. Amei muito esta atriz no filme. Eu adoro muito os livros por as histórias e sem dúvida 7 Minutos depois da meia noite é umo dos melhores filmes da Felicity Jones filmography, já queria assistir e agora é um dos meus preferidos. Li o livro em que esta baseada faz alguns anos e foi uma das melhores leituras até hoje, e sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    ResponderEliminar