quarta-feira, 30 de agosto de 2017

O último filme

       Baseado em livro do brasileiro Ruben Fonseca, "Axilas" (2016) foi o último filme do português José Fonseca e Costa (1933-2015), que já não o pôde concluir. Com argumento de Mário Botequilha e do realizador, só agora o pude ver.
     Construído durante a primeira hora em flash-back do protagonista Lázaro de Jesus/Pedro Lacerda sobre conhecidos estereótipos luso-brasileiros, com Elisa Lisboa como a avó, André Gomes como o padrinho e Maragrida Marinho como Angelina,  acaba por aumentar de interesse e justificar-se no final, inesperado como acto de loucura gratuita do protagonista, que mata o seu objecto de desejo, Maria Pia/Maria da Rocha, com as respectivas consequências.
                     http://www.c7nema.net/galeria/albums/userpics/10001/thumb~0.jpg
     Deste modo se cumpre de novo, sob influência buñueliana, a tendência necrófila, que no cineasta vem de "Sem Sombra de Pecado" (1983), com o carácter pulsional do protagonista e da sua fixação sexual bem explorado, e se repete o papel do "malandro lisboeta" que Mário Viegas (1948-1996) interpretou em filmes anteriores do cineasta, como "Kilas o Mau da Fita" (1980).
      Não se trata do melhor filme de Fonseca e Costa, até porque ele não o pôde concluir. Sem destoar na obra do cineasta. acrescenta-lhe com originalidade, irreverência e malícia um ponto final que lhe fica bem. E aproveita para filmar em locais centrais da cultura em Lisboa (Gulbenkian, CCB).
      Percebe-se a referência buñueliana, com irmãs gémeas e tudo, da parte de quem, além de Manoel de Oliveira esporadicamente, melhor tratou as pulsões humanas no cinema português .

Sem comentários:

Enviar um comentário