segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Escritos sobre cinema

   A Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema deu início no ano passado à publicação dos "Escritos sobre cinema" de João Bénard da Costa, que foi director daquela instituição que ajudou a cimentar com o seu gosto de programador e com os seus escritos fundamentais em catálogos e folhas de sala que marcaram uma época.  
   Mas antes da Cinemateca ele dirigiu a programação de cinema da Fundação Calouste Gulbenkian, para cujos ciclos de cinema e filmes escreveu também. 
                  
   Trata-se de uma iniciativa muito importante que abrange essas duas fases da actividade dele, uma publicação inteiramente devida dado o alto nível cultural e cinematográfico dos textos do João ao longo da sua vida, entre o ensaio e a ficção. Uma iniciativa com a qual me congratulo e pela qual felicito a Cinemateca.
    Com prefácio de José Manuel Costa, este Tomo I do 1º Volume inicia uma publicação que aqui aconselho incondicionalmente a todos, cinéfilos e não cinéfilos. Se virem uma parte daqueles filmes acompanhados por aqueles escritos terão uma grande introdução ao cinema. 
     E entretanto o cinema continua, tal como a Cinemateca Portuguesa, o que é muito bom. E o João Bénard da Costa continua a fazer muita falta.

Sem comentários:

Enviar um comentário